quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Islands - A Sleep And A Forgetting



Um grande álbum muitas vezes tem uma história por trás que faz com que potencialize o seu sentido e emoção. E quando esse background se encaixa fielmente com o som que está rolando, é que se pode dizer que o objetivo foi atingido. O novo trabalho da banda canadense Islands, A Sleep & A Forgetting, é assim. Praticamente o disco inteiro foi feito e inspirado após o rompimento do casamento do líder e compositor da banda, Nick Thorburn (ou Nick Diamonds), que entrou em um auto-exílio na casa de uma amiga de um amigo, e compôs a maioria das músicas sozinho no piano. Assim o retrato já está feito, A Sleep & A Forgetting é um álbum extremamente triste, melancólico e pessoal, onde Thorburn se apresenta claro, completamente nu em suas emoções.



Dessa forma, A Sleep & A Forgetting é uma grande mudança sonora em relação aos trabalhos passados do Islands. Mas isto já está virando regra, cada álbum novo é uma grande mudança para a banda. Thorburn substituiu os barulhos estranhos, em alguns momentos dançante, e letras cheias de figuras e imaginativas, para um plano de fundo onde ele pudesse simplesmente sentar e sangrar sua perda. Então o som em A Sleep & A Forgetting é simples em comparação aos seus predecessores, com uma banda básica, de guitarra, bateria e teclados, tocando belíssimas músicas, bem trabalhadas e arranjadas. Esses fatores, somados à voz completamente doída e angustiante de Thorburn, onde desde o primeiro verso pode-se evidenciar a verdade de sua dor, faz desse trabalho especial.



E a faixa de abertura já faz o papel de destruir o coração. “In A Dream It Seemed Real”, com um ritmo bem legal, é linda, dolorosa e prepara o ambiente para a seqüência do álbum. “This Is Not a Song” é uma música sim, e ótima, por sinal. Primeiro single de A Sleep & A Forgetting, é guiada pelo piano, e, novamente, tem uma linda letra, principalmente no refrão transbordando desespero “this is not a song then why do i find it so hard to move on, feels a crime to be crying for this long”.

“Never Go Solo” é mais animada, quase um honky tonk, a letra, em alguns momentos divertida, mostra a dúvida para onde prosseguir após uma perda que era toda sua vida. Em “No Crying” o sangue, ou as lágrimas, voltam a ser derramadas, numa tentativa frustrada de parar de chorar. O som tem uma levada quase do brega brasileiro. As três últimas músicas fizeram uma relação com estruturas da música, principalmente “No Crying”, brincando “the chorus wept, the bridge caved in, the verses stung your perfect skin but i don’t feel like it’s touched my soul”.



As músicas mais animadas, como “Never Go Solo” e “Hallways” ou até mesmo “Can’t Feel My Face”, dá equilíbrio ao disco, para não ficar tão desanimado. Mesmo assim, “Can’t Feel My Face” tem um dos versos mais fortes, como um murro na face, que, apesar de não ser tão artisticamente trabalhada ou poética, surpreende por ser tão direta e falar abertamente: “i miss my wife, i miss my Best friend, every night, i miss my home, i miss my own bed, my old life”. Musicalmente ela é animada, até mesmo pesada, quase como uma tentativa de se livrar desses demônios. “Lonely Love” reveza em momentos só na guitarra e outros com uma pegada blues, muito boa.



“Oh Maria”, só no violão, talvez a com menos forte do disco, mas ainda assim tem seus momentos. “Cold Again” é belíssima e quase uma súplica em desespero. “Don’t I Love You” e “Same Thing” fecham um trabalho belíssimo.

Nick Thorburn conseguiu transformar sua dor universal, em A Sleep & A Forgetting. E esse é o grande desafio para álbuns muito pessoais assim. Ou as emoções ficam muito ligadas a somente ao autor, ou ele sucede em transformá-la e adorná-la em beleza em um álbum conciso e focado, o que faltou em alguns dos álbuns anteriores do Islands. Um triunfo de Thorburn e sua dor.

Um comentário:

  1. Great tips by Carol. I love the purpose he earned in relation to for an skilled in a very precise area.

    It really is worked well personally. I’m presently laid-off, but obtaining
    a fair volume of plan function. Thank you writing
    interviews. Joost is amongst the very best on the subject of SEO/Wordpress.
    My web site - Background Check

    ResponderExcluir