segunda-feira, 5 de março de 2012

Perfume Genius - Put Your Back N 2 It



Perfume Genius é o nome escolhido por Mike Hadreas para lançar suas músicas. Hadreas é um jovem de Seattle que começou compondo isoladamente no piano para colocar na sua página do MySpace. Muitos consideram a música diversão, brincadeira. Essa visão não é compartilhada por Hadreas, que realmente não brinca em serviço. Desde o álbum de estréia, Learning, de 2010, ele trata de assuntos pesados e fortes, como molestações, violência, suicídio, pedofilia, amor homossexual e a luta pela sua aceitação. Mike Hadreas é gay e muito de sua música está relacionada a isso, como uma forma de lidar com seus traumas pessoais e situações vividas. É dessa forma que chega o seu segundo álbum, Put Your Back N 2 It, carregado de tensões, que são potencializadas pelo ambiente criado por Hadreas e seu piano/teclado.



E a faixa de abertura, “Awol Marine”, já mostra bem isso, com um solo de piano simplesmente divino. Ao mesmo tempo em que a voz de Hadreas é leve, ela parece prestes a desabar, como no limiar de um abismo. “Normal Song” também é outra bela canção, dessa vez com uma letra mais otimista, “No memory No matter how sad And no violence No matter how bad Can darken the heart Or tear it apart”. “No Tear” mantém a esperança através da força para reagir em situações adversas, quando diz “i will carry on with grace”. A música é delicada e há um contraste muito interessante numa voz gutural no “i’ll shed no tear”. Já “Take Me Home” é um dos pontos altos de Put Your Back N 2 It, com a banda completa.



“All Waters” é um dos momentos mais fortes do álbum devido a sua letra, um apelo pessimista sobre a aceitação de Hadreas e seu namorado, Alan Wyffels, andar de mãos dadas pela rua sem hesitação. O pessimismo está quando Hadreas diz que isso irá acontecer, “quando todas as águas estiverem paradas, as flores cobrirem a terra, as árvores não tremerem mais". “Hood” também é muito boa, começa calma no piano, mas depois se juntam a banda toda e é uma das mais animadas do álbum, pena que é bem curtinha.



O ponto negativo de Put Your Back N 2 It é a oscilação, pois ao mesmo tempo em que há grandes e belíssimas canções, há algumas que não tem tanta força e impacto, em alguns momentos muito monótonas, ou até mesmo chatas, como a faixa título “Put Your Back N 2 It”, “Floating Spit” e “Dark Parts”.

Put Your Back N 2 It é no geral um álbum muito bom e, mais importante ainda, relevante, com músicas curtas e com altas cargas emocionais, que em alguns momentos até nos fazem refletir um pouco na forma do mundo e em seus valores de decência.

Um comentário: