quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Buddy Guy receberá o prêmio Academy’s Lifetime Achievement no Grammy Awards 2015


A edição do Grammy Awards de 2015 será bastante especial para os admiradores do blues. Foi anunciado que o lendário guitarrista de blues, Buddy Guy, receberá a honra da Recording Academy’s Lifetime Achievement, durante a semana do Grammy, no sábado, dia 7 de fevereiro. Este prêmio, como o nome explicita, é dado aos artistas que fizeram grandiosas contribuições para a música. É um grande reconhecimento para um artista que vem tocando o blues desde a década de 1950, sendo contemporâneo de outras lendas do estilo, como Muddy Waters, Willie Dixon, Junior Wells, dentre outros. Quanto ao tamanho de sua contribuição para o mundo da música, acho que basta dizer que, dentre os artistas que o consideram um grande ídolo estão nomes como Eric Clapton, Jeff Beck, Jimmy Page, Jimi Hendrix, que o consideravam como ídolo, cuja influência foi determinante na carreira e no estilo de tocar guitarra dessas pessoas.




Buddy Guy, que já coleciona seis prêmios do Grammy por melhor álbum de Blues, inovou a forma de tocar guitarra no blues desde os anos 50, com um estilo mais agressivo de tocar do que seus contemporâneos, o que o legou alguns anos de ostracismo, já que as gravadoras, especialmente a Chess Records, não deram oportunidade para Guy gravar como artista solo, utilizando-o como músico de sessão, por gravação de outros artistas. Nos anos 60 a oportunidade chegou e Buddy Guy não deixou passar, alcançando a fama e notoriedade por sua performance ao vivo e por ótimos álbuns como Hoodoo Man Blues,  de 1965, com Junior Wells, Left My Blues In San Francisco (1967), A Man And The Blues (1968) e I Was Walking Through The Woods (1974). Tendo sofrido com a queda da popularidade do blues depois da ascensão do funk na década de 70, Buddy Guy reconquistou o sucesso e a fama principalmente na década de 1990 e 2000, como os ganhadores de Grammy  Damn Right, I've Got The Blues (1991), Living Proof (2010) e Sweet Tea (2001). Até hoje, aos 78 anos, Buddy Guy continua levando a tradição do blues onde quer que ele vá, constituindo-se, sem dúvida, em uma das maiores referências ainda vivas do blues, junto com B.B. King.




Quanto ao Grammy Awards, saiu também os indicados para receberem o prêmio de melhor álbum de blues do ano:

  •  Dave Alvin & Phil Alvin – Common Ground: Dave Alvin & Phil Alvin Play and Sing the Songs of Big Bill Broonzy
  • Ruthie Foster — Promise of a Brand New Day
  • Charlie Musselwhite – Juke Joint Chapel
  • Bobby Rush with Blinddog Smokin' – Decisions
  • Johnny Winter – Step Back
Com certeza o favoritismo recai para Johnny Winter, que além de contar com um poderoso e ótimo álbum, veio a falecer inesperadamente no ano passado, poucas semanas ante do lançamento de Step Back. É uma forma de prestar homenagem póstuma a esse outro grande nome do blues. 


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário