segunda-feira, 1 de março de 2021

Resenha Relâmpago - Veronica Lewis - You Ain't Unlucky

 Resenha Relâmpago

Veronica Lewis - You Ain't Unlucky




Já comentamos várias vezes o curioso fenômeno, relativamente comum no mundo do blues, de músicos iniciando suas carreiras de gravação já com idade avançada. Passam anos tocando em pequenos estabelecimentos locais, de forma quase anônima, trabalhando em vários empregos, tomando vários caminhos de vida, até que, por alguma razão, já no crepúsculo da vida, entram no estudo e lançam seu primeiro disco oficialmente. Apesar de ser muito interessante já iniciar a carreira com tanta experiência de vida - a grande essência do blues - esse fenômeno tem um lado negativo: há grandes chances de não se ter tempo de se construir uma carreira com muitos discos lançados. É o caso de Leo Welch, que iniciou a carreira musical aos 82 anos, em 2014, conseguiu lançar três álbuns antes de falecer em 2017.

Mencionei esse fenômeno para destacar o seu contrário, artistas muito jovens e promissores que já iniciam com tudo, cravando seus nomes no disputado cenário do blues. Um exemplo é Christone "Kingfish" Ingram, guitarrista do Mississippi que lançou o disco de estreia aos 21 anos e já se colocou entre os grandes do gênero. Também há um perigo: enquanto os mais maduros e experientes estão menos sujeitos às tentações do mercado comercial, essa sedução pode ser mais sensível para talentosos artistas buscando seu espaço e acabar migrando para influências do mundo pop.

Falei tanto, mas ainda não falei de Veronica Lewis, vencedora do último "Blues Artist of the Year" e que estreia com o lançamento do álbum You Ain't Unlucky aos incríveis dezessete anos. Com seis composições originais e dois covers, Lewis demonstra em todas elas seu grandioso talento como pianista e cantora. Diferente de Christone Ingram, que antes de lançar seu disco de estreia passou alguns anos construindo seu nome, Veronica Lewis tomou o mundo do blues de súbito. Resta aproveitarmos esse talento para torcer para que seja uma frutífera, longa e gloriosa carreira e que não ceda às tentações desse mundo fonográfico, em que muitas vezes um artista abre mão de quem é em nome.do sucesso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário