quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cobertura Lollapalooza Brasil 2013 - Dia III



O último dia do Lollapalooza Brasil 2013 tinha tudo para ser ressacado. Após shows como os do sábado, ou se ficou muito bêbado assistindo em casa – como eu – ou amanheceram com o corpo todo quebrado – para quem estava lá. No entanto, ainda havia mais um dia e uma grande banda. O line-up do domingo foi, talvez ainda mais do que a sexta, o mais tímido. Mas tinha o grande e esperado show de Pearl Jam, fato que eu nunca poderia ignorar. Foi exatamente por isso que a grande decepção do Lollapalooza Brasil 2013, pelo menos para quem ficou em casa assistindo, foi a proibição de transmissão ao vivo da apresentação de Pearl Jam. Aproximadamente às seis horas da noite, a Multishow emitiu um comunicado informando que a banda não havia autorizado a transmissão do show do Pearl Jam ao vivo e, por esse motivo, iriam encerrar as atividades diretamente do festival mais cedo. Essa notícia, como grande fã de Pearl Jam, me pegou bastante desprevenido. Para quem conhece e é fã da banda e sabe de sua trajetória, com certeza teve a mesma reação. Essa atitude não condiz com tudo o que a banda fez nesses mais de vinte anos de estrada, sempre respeitando, fazendo e pensando o melhor para os seus fãs, inclusive comprando uma guerra “suicida” contra a gigante empresa de ingressos Tickermaster, em meados da década de 90. Pois, enfim, para mim essa foi a decepção do Lollapalooza Brasil 2013, vinda de uma de minhas bandas favoritas.



Dessa forma, perdi todo o interesse nos outros shows. Ou quase. Isso seria um erro que faria passar despercebida a grande apresentação da banda brasileira Planet Hemp e toda sua quota de energia, sarcasmo, críticas e fumaças. Com uma apresentação dividida em três atos, cada qual tendo seu grande hit para ajudar o público a empunhar seus cigarrinhos de maconha e endoidar de vez. No primeiro ato, chamado “O Usuário e a Luta pela Legalização da Maconha”, teve suas cinco músicas para todo mundo pular, como “Legalize Já!”, “Dig Dig Dig (hempa)”, e “Fazendo a Cabeça”. Já o segundo ato, “Os cães ladram mas a caravana não para”, contou com “Queimando Tudo”. Para o terceiro e último ato, “A Invasão do Sagaz Homem Fumaça”, teve ainda uma bela e emocionada homenagem a Chorão, com a música de Chico Science, “Samba Makossa”. Para finalizar o show, o clássico máximo “Mantenha o Respeito”. Um ótimo show, principalmente quem pôde matar a saudade dessa banda no clima nostálgico do final dos anos 90. Muito bom.

Quanto ao show de Pearl Jam, diante de muita insistência e revolta dos fãs, a banda autorizou o Multishow a transmitir somente uma vez a apresentação no Lollapalooza no sábado, seis de abril, às 21h30. Para o padrão de setlist de Pearl Jam, o show foi bastante burocrático, bem típico de show planejado para público de festival, com muitos hits e poucas surpresas. Mas, afinal, é Pearl Jam. E, com certeza, irei conferir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário