domingo, 31 de janeiro de 2016

Café & Blues: The Kitchen Table Blues (Volume 1)






Café da manhã do domingão servido de blues. Café & Blues. Essa é a ideia por trás do projeto The Kitchen Table Blues, do cantor de blues The Reverend Shawn Amos, que lançou um álbum maravilhoso no ano passado, The Reverend Shawn Amos Loves You. Semanalmente, no domingo, ele e sua banda disponibiliza no youtube um novo vídeo, no qual a banda toca ou clássicos do blues, ou músicas atuais numa versão “caseira” ou músicas de sua própria autoria. As apresentações do sempre impecavelmente elegante Shawn Amos e banda são sempre irresistíveis, numa grande mesa de jantar, com garrafa de café, frutas e pães postos à mesa, às vezes com membros da família ouvindo e balançando a cabeça com clima relaxado, às vezes até um cachorro aparece passando naturalmente. Bem despojado e despretensioso. Atualmente, o The Kitchen Table Blues já está no Volume 9 e no episódio 43. Para celebrar a maravilhosa ideia de Shawn Amos, o blog Filho do Blues irá postar a cada domingo os vídeos referentes a um volume (cinco episódios por volume).

O primeiro volume começa em 03 de abril de 2015, com a música “(The Girl Is) Heavy”, música original do primeiro EP de Shawn Amos, lançado em 2014, chamado The Reverend Shawn Amos Tells It, já introduz o clima que será visto nos episódios da série; cenário familiar, com o sol entrando forte pelas janelas e as senhoras sentadas à mesa curtindo o som. Já a faixa seguinte fica com Muddy Waters, na clássica “I Can’t Be Satisfied”, que valoriza o toque de gaita de Amos, acompanhando os acordes do violão. Dando continuidade, “Days Of Depression” é a ótima faixa de abertura do disco The Reverend Shawn Amos Loves You, com a participação de todos sentados à mesa batendo palmas e Jean McClain cantando no backing vocals.  No episódio seguinte, Shawn Amos presta homenagem a mais um grande nome do blues, Junior Wells, cantando a clássica “Hoodoo Man Blues”, de 1965 (a faixa já estava presente no EP de 2014). E para finalizar, o grande Robert Johnson está presente, com a sua icônica “Sweet Home Chicago”.

The Kitchen Table Blues é uma celebração do blues tradicional e o contemporâneo. E o Filho do Blues tem a missão de disseminar o blues, principalmente quando ele vem assim, quentinho, saboroso e reconfortante tal qual um domingo de manhã.













Um comentário: