segunda-feira, 30 de abril de 2012

Jack White Live @ American Express Unstaged


A apresentação de Jack White no New York’s Webster Hall, transmitida ao vivo na internet e dirigida por Gary Oldman, está disponível no youtube na integra. O filme começa com uma briga de apresentação entre Jack e Gary, a brincadeira que chega a tirar sangue dos lábios de Gary. Antes do show propriamente dito, Jack toca no estúdio com suas bandas “I Guess I Shoud Go To Sleep” e “Blunderbuss”, com sua banda de mulheres, chamada The Peacocks, que acompanha Jack na primeira parte do show. Este, inclusive, já começa com a clássica música de White Stripes “Dead Leaves and The Dirty Ground” e deixa claro que Jack White irá revisitar sua carreira das suas bandas anteriores. A versão atualizada deixou a música ainda melhor, com a banda completa e os backing vocals femininos, cantando a parte “i didnt feel so bad till the Sun went down...”, para seguir com um solo de guitarra clássico de Jack.

Depois de “Dead Leaves...”, vem uma sequência de músicas novas que soam ainda melhor ao vivo do que na versão de estúdio. “Missing Pieces” ganha muito mais energia, assim como “Freedom at 21”. Termina a sequência de Blunderbuss com “Love Interruption”. Começa a mais uma parte de revisitação de trabalhos antigos com mais um clássico dos Stripes, a ótima “Hotel Yorba”, deixando o público cantar uma parte. A faixa seguinte “Two Against One” é do projeto Rome, de Danger Mouse, Daniele Luppi e tem participação de Jack White nos vocais. “Top Yourself” é do The Raconteurs. O sucesso de White Stripes é algo muito maior do que qualquer outra banda que Jack participou e é o que prova a reação do público em “I’m Slowly Turning Into You” e em todas as outras. “Take Me With You When You Go” termina a primeira parte do show.


A banda de garotas fica no camarim e sobe ao palco Los Buzzardos, com todos os integrantes homens. Fica muito interessante essa troca de banda, ambas musicalmente são muito boas, dá pra sentir uma dinâmica forte entre Jack e cada uma delas. No intervalo, um pouco longo, enquanto estão ajeitando o palco, Gary Goldman fala diretamente da cabine de controle, de onde estão fazendo a transmissão e apresenta rapidamente sua equipe. Essa parada serve também para deixar claro que são duas bandas diferentes. Jack também volta com outra roupa, agora todo de preto. Na primeira parte do show ele estava num visual mais clássico e social. A segunda parte começa a todo vapor com “Sixteen Saltlines”, ainda mais empolgante ao vivo. Depois de mais uma do Dead Weather, “I Cut Like a Buffalo”, vem a sequência com as melhores faixas de Blunderbuss, “Weep Themselves to Sleep” e “Trash Tongue Talker”, esta com Jack no piano. Na sequência, no momento acústico do show, Jack paga tributo ao country de Hank Willams tocando “You Know That I Know”. Ficou linda também a versão de “We’re Going To Be Friends”, do White Stripes, que ao invés de apenas Jack e o violão, entrou toda a banda, ficou perfeita a nova versão. Confesso que nessa hora deu uma saudade de Meg, era tão lindo ela lá marcando o ritmo, toda tímida. “Hypocritical Kiss” encaminha o show para o final, que conta com uma do Raconteurs, “Carolina Drama” e duas clássicas dos Stripes “Hello Operator” e “Seven Nation Army”, numa versão remodelada e que fecha o show.

A compilação do antigo com o novo, a exploração do passado de sucesso junto com as ótimas músicas novas, e a já conhecida e atestada qualidade de Jack White, resultam em uma forte e poderosa combinação. Todos os ingredientes para um grande show.

 

4 comentários:

  1. Não é possível ver o vídeo!

    ResponderExcluir
  2. infelizmente eles retiraram o vídeo do show completo, mas dá para ver várias das músicas do show pesquisando no youtube por Jack White Unstaged

    ResponderExcluir
  3. nesse link aqui você baixa o show via torrent http://thepiratebay.se/torrent/7237805/Jack_White_-_Amex_Unstaged

    ResponderExcluir
  4. Obrigadíssimo amigo, estava ansioso por ver o Jack White de volta! Muito Obrigado!

    ResponderExcluir