domingo, 2 de setembro de 2012

Dinosaur Jr - I Bet On Sky

Já era hora. Finalmente foram desvendadas todas as faixas do I Bet On Sky, esperado álbum do trio indie Dinosaur Jr, que será lançado no dia 17/18 de setembro. I Bet On Sky é o décimo disco do trio e o terceiro após a reunião em 2005. Para uma banda com o catálogo de clássicos como Dinosaur Jr e com uma fórmula muito bem sucedida, com muita guitarra e vocais melódicos, é difícil não construir boas canções. Mas parece que J Mascis e companhia quiseram acrescentar umas perspectivas diferentes aqui ou ali, como um teclado ou um ritmo mais funky em algumas faixas. 

É essa novidade que logo se apresenta na primeira faixa, a ótima e agradável “Don’t Pretend You Didn’t Know”, citada por J Mascis como a preferida do I Bet On Sky, acompanhada por teclado, mas mantendo ainda todas as características já consagradas da banda, como o vocal melódico e desinteressado de J Mascis e, em alguns momentos, muito peso na guitarra. A já conhecida “Watch the Corners”, primeiro single do álbum, segue com o volume alto, destacando novamente o épico solo de guitarra da metade para o final. J Mascis disse que foi escrita a partir da perspectiva de um vampiro, é uma coisa bem em moda hoje em dia, ele disse.

   

"Almost Fare” é mas calma, delicada e com uma bela melodia, pacificadora, mas, claro, com muita guitarra. Lembra inclusive um pouco composições da carreira solo de J Mascis. O momento mais introspectivo do álbum continua com talvez a melhor do disco, “Stick a Toe In”, simplesmente ótima, daquelas que J Mascis parece sangrar pelos vocais. A gente fica quase sem saber se ele vai continuar a cantar ou se vai desistir no meio, pois é inútil continuar, mas ele é forte e continua até onde sua guitarra suportar. Talvez essa seja a grande lição de Dinosaur Jr. E a cada faixa ela prova ser forte o bastante. “Rude” tem uma pegada bem direta e punk, mas ainda assim bem melódica, composta pelo baixista Lou Barlow.

   

 A segunda parte de I Bet On Sky com “I Know it Oh So Well”, onde, após algumas brincadeiras rítmicas e cheias de efeitos de guitarra, surge um riff poderoso no refrão e com variações bem interessantes. Peso este que continua mais forte ainda em “Pierce the Morning Rain”, outra com uma pegada mais punk. “What Was That” tem um trabalho muito interessante de guitarra e um ritmo totalmente diferente das anteriores, mais calmo e relembrando as fases anteriores da banda. “Recognition” é mais uma composição de Low Barlow e tem um ritmo bem marcado. E I Bet On Sky fecha com estilo com a grandiosa “See it on Your Side”. 

No geral, I Bet On Sky é a prova de que uma banda “velha” e “ultrapassada” ainda pode produzir ótimos discos. Não é o melhor da carreira deles, mas longe de ser ruim ou irrelevante, muito pelo contrário, I Bet On Sky surge no melhor momento, pois já estava com saudade de ouvir tanta coisa boa assim. Pode mandar mais, pessoal!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário