sábado, 19 de janeiro de 2013

Christopher Owens - Lysandre


No final de 2011, Girls era uma das bandas mais interessantes da cena indie americana, com o lançamento do maravilhoso Father, Son, Holy Ghost. Com uma carreira ascendente, todos os olhos estavam voltados para a dupla Christopher Owens e JR White. Então imagine a surpresa geral quando Christopher Owens anunciou em meados de 2012 que Girls estava acabada, em pleno auge. JR White dedicou-se então à produção e, poucos meses depois, Owens anunciou que lançaria no início de 2013 o seu primeiro trabalho solo, Lysandre. Antes de falar do álbum em si, vale a pena abrir um espaço para descrever Owens como compositor e mesmo como pessoa. Tanto em Girls quanto em entrevistas, Owens não vê problema em se abrir e falar de tudo de forma muito honesta, sincera e emocional. Não tem como ele não se por completamente nas suas composições, então tudo acaba sendo muito autobiográfico. Eis que chegamos a Lysandre. O álbum inteiro, praticamente conceitual, trata da primeira turnê com Girls e se apaixona por uma garota chamada Lysandre. O disco conta a história do romance deles. Musicalmente o disco parece uma peça única, com praticamente todas as faixas sendo ligadas uma à outra através de um tema, chamada de “Lysandre Theme”, que aparece na maioria das músicas às vezes usando um instrumento ou outro. É exatamente na instrumentalização que Owens escolhe a forma para se distanciar mais do seu trabalho com Girls. Em Lysandre, Owens experimenta diversas vezes com instrumentos de sopros, tais como sax, flautas e gaita como em “New York City”, “Riviera Rock”, “Lysandre” e “Here We Go Again”, tendo seus momentos divertidos e chegando a ser dançante.


Mas são nos momentos em que Owens se reconecta consigo mesmo e nos entrega aquelas composições maravilhosas que estamos acostumados pelos seus trabalhos anteriores. A maior prova disso é “A Broken Heart”, sem dúvida, o ponto máximo do disco. A música é simplesmente linda e delicada, com a voz de Owens quase sangrando. A letra também é linda, poderia muito bem encaixar-se em Father, Son, Holy Ghost, por exemplo, daí dá pra perceber o quanto ela é boa. Outros destaques são “Here We Go”, música que começa a narrar a jornada romântica, com um belo solo de guitarra e “Everywhere You Knew”, igualmente bela.

Lysandre acaba por ser um registro interessante de Christopher Owens, eclético e cheio de músicas boas, mas com poucas ótimas, o que era sua especialidade. Podemos tirar pelo seu trabalho anterior com Girls que ele pode fazer muito mais, no entanto, ainda assim, é apenas a porta inicial para uma carreira solo de um grande compositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário