terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Confira o vídeo "River", de Leon Bridges


               
                Leon Bridges foi uma das grandes revelações do ano passado, com o lançamento de seu álbum de estréia, Coming Home, bastante elogiado, no qual apresenta sua versão particular de um soul, blues, gospel e R&B. A sua ascensão pode ser notada com o lançamento hoje do emocionante clipe de “River”, muito bem escrito, produzido e dirigido por Miles Jay. Coisa de gente grande. Mas o melhor mesmo não é a grande produção cinematográfica, mas sim o seu conteúdo, cheio de simbologias e significados, sobretudo para a comunidade negra dos Estados Unidos. O vídeo mostra retalhos do duro cotidiano dos negros através de vários personagens, especialmente a violência sofrida pelos negros. A influência dos episódios recentes de violência contra os negros pela polícia fica evidente na escolha do local para a gravação do vídeo, Baltmore (onde teve o assassinato de Freddie Gray pela polícia). Além disso, há outras referências ao motim, como as imagens do levante na televisão do quarto de motel em que Bridges está tocando. Também há o desespero, o sofrimento, a penúria e a luta diária para sobreviver. Mas, acima de tudo isso, ou melhor, para se sobrepor a tudo isso, o vídeo mostra amor, muito amor e fé, muita fé, sobretudo a que vem da belíssima voz de Bridges, que remete a décadas de tradição do soul e do gospel. Em declaração sobre o lançamento do clipe, Bridges explica um pouco sua relação com a fé: “O rio tem sido usado historicamente na música gospel como simbolismo de mudança e redenção. Eu queria escrever uma música sobre minha própria experiência espiritual. Ela foi escrita durante um período de verdadeira depressão na minha vida e eu lembro sentado na garagem tentando escrever uma música que refletisse essa luta. Eu quero que esse vídeo seja uma mensagem de luz. Eu acredito que isso tem o poder de mudar e curar aqueles que estão sofrendo. Eu me vi preso entre múltiplos empregos para sustentar a mim mesmo e minha mãe. Tinha pouca esperança de conseguir escapar dessa realidade. A única coisa a qual eu poderia me agarrar era minha fé em Deus e meu único caminho para o batismo era o caminho do rio”.

Bem, depois dessa só nos resta assistir mesmo. O vídeo foi lançado bem no primeiro dia do mês dedicado à história dos negros, o Black History Month. Confira o clipe de “River”, de Leon Bridges, abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário