quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Tributo a David Bowie: Lorde e a banda de apoio de Bowie tocam "Life On Mars?" no BRIT Awards



                Há tributos e tributos; e depois da morte de David Bowie, pela amplitude de sua carreira artística e musical, é natural que receba homenagens tão variadas quanto a alcunha de camaleão. Praticamente todo mundo está incluindo uma música de David Bowie no seu set e acrescenta um toque que considera especial para retratar sua relação pessoal com a obra e a vida de Bowie. Todos são válidos.  É absolutamente natural e, por toda a dignidade que sua carreira representa, os fãs e a mídia em geral não deveria cair na tentação de criticar severamente cada homenagem que David Bowie receber. Foi o caso da performance de Lady Gaga e Nile Rodgers no Grammy Awards, que suscitou inúmeras críticas, uma das quais veio inclusive do filho do próprio cantor, Duncan Jones. De uma forma ou de outra, foi um devido tributo a um grande artista; cada indivíduo influenciado por Bowie foi sensibilizado de uma forma diferente e, acredito eu, Gaga colocou no palco uma forma de representação que ela considerou digna.

                Por outro lado, ontem foi a vez de outra grande premiação honrar o nome de David Bowie e que certamente levou o nome “tributo” a outra dimensão.  O BRIT Awards, para conceder o Icon Awards postumamente a David Bowie, entregue por Annie Lennox a Gary Oldman, que o recebeu em nome de Bowie, contou com a cantora Lorde, apoiada por uma banda de gigantes do universo da carreira do cantor britânico falecido em 10 de janeiro: Mike Garson, Gail Ann Dorsey, Earl Slick, Gerry Leonard, Sterling Campbell e Catherine Russell. Após um breve medley com segundos de alguns dos principais riffs de Bowie (“Space Oddity”, “Ashes To Ashes”, “Rebel Rebel”, Ziggy Stardust”, “Fame”, “Under Pressure”, entre outros), a sequência desemborcou em “Life On Mars?” e foi quando Lorde entrou num palco totalmente vermelho e roubou a cena com sua presença e sua voz. Ao final da apresentação, Lorde, visivelmente emocionada, agradece a todos. Duncan Jones, que criticou severamente a homenagem de Lady Gaga e Nile Rodgers, tratou logo de prestar o reconhecimento ao tributo de Lorde e da banda pelo twitter.  

                Bem, como disse mais acima, cada tributo carrega um toque pessoal definidor de quem está realizando o tributo e todos sabem que quando se trata de definição, David Bowie não se enquadra em representações categóricas e simétricas. No entanto, quanto ao tributo prestado por Lorde e pela banda de turnê de David Bowie, ontem, no Brit Awards, basta dizer que se não definidor, foi simplesmente insuperável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário