quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Siba - Avante



O compositor pernambucano Siba é conhecido por suas criações regionais, mesclando sons da cultura nordestina em vários estilos, desde maracatu, ciranda, frevo, etc. Desde a separação do Mestre Ambrósio, Siba já lançou alguns álbuns como artista solo, um deles de grande destaque, como Siba e a Fuloresta, chamado Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar, de 2008.



A capa do álbum já demonstra alguma mudança no direcionamento, com Siba carregando uma guitarra e tudo começa quando um guitarrista é o produtor do disco, Fernando Catatau. Segundo Siba, inclusive, Catatau foi uma das referências para a composição de Avante no instrumento. De fato, o som presente em Avante é bem mais universal do que seus trabalhos anteriores. Mas isso não quer dizer que ele deixou as raízes de lado, sua poesia está mais lírica e nordestina do que nunca, com aquele sotaque pernambucano inconfundível, como em “Cantando Ciranda na Beira do Mar”.



“Ariana”, talvez a melhor faixa, é uma singela música, com uma poesia romântica incrível, cheia de imagens inesperadas e belas. Já “A Bagaceira” contém elementos eletrônicos e a letra é sensacional, a ébria jornada de um folião no Carnaval. Hilária.



Há vários elementos de diversos estilos, sobretudo do rock, brega dos anos 70 e inclusive música africana, tudo com muita guitarra. Isso deixa clara a natureza do grande artista, que sempre continua a experimentar novos sons e caminhos, nunca se aquietando, em busca de novos horizontes. No ano passado, Lirinha já o fez, com o lançamento de Lira. Lirinha, inclusive, faz participação especial em Avante, recitando uns versos junto com Siba na faixa “Um Verso Preso”.

Pode encontrar Avante para baixar aqui no blog Baixa Funda. Abaixo também segue um pequeno teaser do disco.

2 comentários: