quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O ano em que os heróis da guitarra penduraram suas guitarras Pt. II



Eddie Vedder lançou o “Ukulele Songs” em 2011, que é somente ele e o ukulele, um instrumento havaiano semelhante ao cavaquinho brasileiro e distribui através de 16 músicas as mesmas belíssimas melodias e letras de sempre. Ao que tudo indica, Eddie Vedder começou a tocar ukulele no início dos anos 2000 e no álbum Binaural, do Pearl Jam saiu a música “Soon Forget”, somente Eddie e seu instrumento.


Desde então ele tem se aventurado e tocando alguns shows solo, com o Ukulele, até que foi chamado pra fazer a trilha sonora do filme ótimo Na Natureza Selvagem (Into the Wild) em 2007, com algumas músicas no ukulele. “Ukulele Songs” é belo. Se não está acostumado com o ukulele, pode parecer estranho, mas logo as músicas tomam forma, conjunto e força, principalmente melodicamente. "Can’t Keep", velha conhecida dos fãs de Pearl Jam, do álbum Riot Act (2002) está presente em sua versão ukulelelizada. O que fica bem interessante é que as letras de Eddie Vedder estão bem depressivas, sobre perdas amorosas e solidão, antagonizando com o som do ukulele, que normalmente é usado em músicas agitadas e alegres. Outros pontos altos são as faixas “Sleeping By Myself”, “Broken Heart” e “Longing to Belong”.
“Ukulele Songs” também conta com algumas participações especiais, como Glen Hansard, do The Frames e The Swell Season, e a belíssima Cat Power e sua voz maravilhosa, devolvendo a cortesia a Eddie Vedder, que participou de seu álbum “You Are Free”, de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário