sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Foo Fighters - Wasting Light


Pode-se dizer que com Wasting Light (2011) o Foo Fighters renasceu. A banda que nos últimos anos parecia sobreviver somente de antigos hits, aparece neste ano totalmente renovada. Wasting Light é o melhor álbum do Foo’s desde The Colour and the Shape, de 1997, onde tem grandes hits, tais quais “My Hero”, “Everlong”, e “Monkey Wrench”. No espaço entre um e outro, eles passaram por muita coisa. A continuação do sucesso cheio de hits em There is Nothing Left to Lose, de 1999, e o direcionamento para o pop em One By One, de 2002. Esse ano marcou o trabalho talvez mais interessante para a banda, que eu diria que plantou as sementes que nasceriam em Wasting Light. Dave Grohl tocou bateria no álbum Songs for the Deaf, do Queens of the Stone Age, provavelmente o melhor deles. Após essa colaboração, começou a crise de identidade de Foo Fighters, ou a procura por uma nova identidade. Pouco há de interessante nos álbuns que se seguiram, In Your Honor, 2005 e Echoes, Silence, Patience & Grace, de 2007. Com apenas 16 anos de atividade, Foo Fighters já parecia uma desses dinossauros do rock que vivem do passado. Basta dá uma olhada no repertório de um show deles.


Diante desses fatores, confesso que não esperava muita coisa de Wasting Light. E por esse pessimismo a primeira ouvida pareceu um álbum fraco. Graças aos deuses que resolvi ouvir com mais paciência. Candidato forte ao melhor cd do ano, Foo Fighters renasceu, com um som ao mesmo tempo familiar e novo. Eu diria que essa Wasting Light é o fruto de uma noite com muito sexo e drogas do som de Foo com Queens Of. Impossível negar a pegada de QOTSA como “Alandria”. Como também reconhecer o Foo Fighters clássico de “Dear Rosemary”, “These Days”. Há também a mixórdia geral numa única música, como “Back & Forth”. Apenas “White Limo” me pareceu sem a força das outras. No entanto, Dave deve ter colocado ela na lista para esquentar o show ao vivo. "Walk" com certeza entra como uma das melhores do extenso catálogo do Foo Fighters
E para melhorar ainda mais, Foo Fighters fez uma apresentação no show do David Letterman, transmitida para todos os Estados Unidos e internet, onde eles tocaram ao vivo na íntegra o Wasting Light. Depois, ainda emendaram alguns hits para fechar com chave de ouro. E para você que acha que perdeu essa transmissão ai vai a boa notícia: você pode assisti-la também na íntegra no youtube. Segue o link da primeira música, depois é só ficar escolhendo as próximas músicas. Aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário