sábado, 17 de setembro de 2011

My Morning Jacket - Circuital


My Morning Jacket detém a alcunha de uma das melhores bandas ao vivo da cena indie atual. A prova mais clara disso é o álbum/DVD ao vivo que eles lançaram Okonokos em 2006, mostrando toda sua força, energia e superação num setlist incrível, da turnê do melhor trabalho da banda, o incrível Z, lançado em 2005. Com um som influenciado principalmente pelo country rock alternativo de Neil Young e pelas guitarras sônicas de Velvet Underground, My Morning Jacket conquistou seu espaço no início da década, com o At Dawn, de 2001, após uma estréia em sem muito clamor em 1999. A partir daí eles só fizeram crescer, com It Still Moves e Z, de 2003 e 2005, este último considerado o melhor álbum da banda, onde tiram sua carteira de identidade própria e passam a andar por caminhos mais livres tendo enfim se consolidado na cena musical. Em Evil Urges eles continuaram a arriscar mais, às vezes até um pouco demais, mas ainda assim com grandes canções.


Circuital é o mais novo trabalho do My Morning Jacket e pode ser considerado um Evil Urges mais consiso, com mais unidade e sem os exageros experimentais do anterior. Jim James, vocalista, guitarrista e principal membro da banda, continua utilizando sua voz como um instrumento, experimentação iniciada em Z, sobretudo em “Wordless Chorus”, e utilizada talvez em demasia em Evil Urges. Mas aqui está na medida certa, como em “Victory Dance”, e os corais solenes quase religiosos de “The Day is Coming”.
Circuital também é bem variado, contendo desde balada sombria tocante como “Slow Slow Tune”, balada romântica belamente orquestrada de “Wonderful (The Way I Feel)”, viagem quase épica na ótima faixa que dá título ao álbum “Circuital” e rock clássico de “Outta My System”, uma das melhores. Tem até a brincadeira bem humorada, porém desnecessária, de “Holdin on To Black Metal”, que faz me perguntar o que ela está fazendo nesse álbum.
No entanto, e apesar de ser um ótimo álbum, Circuital não consegue igualar a potência de um show do My Morning Jacket, como quase todos os anteriores à exceção talvez de At Dawn e Z e nos faz imaginar como seria o álbum tocado inteiro ao vivo. Mesmo assim, Circuital é mais um ótimo passo na carreira de My Morning Jacket.

Nenhum comentário:

Postar um comentário