sábado, 10 de setembro de 2011

O ano em que os heróis da guitarra penduraram suas guitarras Pt. IV


E por fim, Several Shades Of Why, de J. Mascis, o Saruman do rock alternativo, frontman dos Dinosaur Jr. Ele é o que tem a carreira solo mais extensa dos três. Talvez esse álbum “acústico” tenha sido o que tenha recebido com menos surpresa, até porque a carreira solo de J. Mascis tem algumas coisas bem estranhas, como um álbum dedicado a Amma, uma líder espiritual hindu, J + Friends Sing + Chant for Amma, de 2005. Nesse, Mascis parecia um guru indiano tocando sua música. Em Several Shades Of Why, Mascis só não é o Mascis do Dinosaur Jr porque está solo e sem guitarra.
Todos os ingredientes de Dinosaur Jr estão presentes no álbum, sendo que acústicos. Até dá pra imagina como seria se esse álbum tivesse saído pela banda completa e não apenas Mascis. Dos três, é certamente o que mais se parece com o trabalho de sua banda principal. A voz de J Mascis está tão despretensiosa, preguiçosa e relaxada como sempre esteve.


Há canções muito boas aqui, principalmente a faixa que dá título ao álbum, “Several Shades of Why”, com arranjos muito bonitos, além da bela melodia, que combina perfeitamente com a voz de Mascis. A faixa seguinte, “Not Enough”, é outro ponto alto do álbum, com sua pegada folk e agitada. Several Shades Of Why é, talvez, dos três álbuns, o mais constante. Há um fato curioso também em relação aos outros dois trabalhos. É aqui onde os únicos solo de guitarra aparecem, maravilhoso e refrescante aos ouvidos, nas ótima “Is it Done” e “What Happened”, totalmente inesperado, que deixa o ouvinte deliciado.
Enfim, Eddie Vedder, Thurston Moore e J Mascis certamente irão retomar suas guitarras e suas bandas em breve, mas muito foi feito nesses três álbuns. Todos eles mantém uma certa semelhança com as suas respectivas bandas, da mesma forma que cada um tem sua peculiaridade, sua originalidade. E é isso que faz Ukulele Songs, Demolished Thoughts e Several Shades of Why recompensadores, você consegue ouvir os mesmos artistas de suas bandas preferidas com novas facetas não imaginadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário