sexta-feira, 16 de setembro de 2011

TV On The Radio - Nine Types of Light


TV On The Radio é uma das bandas com o som mais peculiar atualmente. O som de vanguarda desse grupo do Brooklyn, Nova York, mescla post-punk inspirado em Joy Division, mas sem querer copiá-los de forma alguma, eletrônico e ambientes atmosféricos de David Bowie e Brian Eno, o primeiro que já se declarou fã da banda e inclusive participou da faixa “Province” do segundo álbum, o ótimo Return to Cookie Mountain, de 2006. Eles realmente estouraram na aclamação do público e crítica com o álbum seguinte, Dear Science de 2008, uma obra prima, através de belíssimas e variadas composições, como “Stork & Owl”, “Family Tree”, dentre outras.
Após o sucesso, alguns de seus membros partiram para projetos solo e nesse ano anunciaram e lançaram a seqüência do grandioso Dear Science, chamado Nine Types of Light. É sempre um desafio para uma banda lançar o álbum seguinte a uma obra prima. A expectativa é sempre muito grande. E Tv On The Radio não chegou lá, mas também não decepcionou e Nine Types of Light tem ótimas canções, somente não tem a mesma constância e grandiosidade de Dear Science ou Return to the Cookie Moutain.
A faixa de abertura, a dançante “Second Song”, já anuncia um clima mais caloroso do que os trabalhos anteriores, com ambientes mais sombrios e furiosos. No catálogo do Tv On The Radio há uma variedade muito grande de temas das músicas, inclusive com conotações políticas. Há também grandes canções de amor. Em Nine Types of Light eles nos entregam duas maravilhosas. “You” é uma bela construção, com uma ótima letra e tocante refrão, com melodia delicada e profunda e “Will Do”, primeiro single, empolgante e calorosa.
Infelizmente eles deixam o nível cair na fraca “No Future Shock”, que mancha um pouco o álbum, mas é por pouco tempo, pois logo a seguinte é a parte mais incrível do álbum, através da magnífica “Killer Crane”. Uma balada guiada por pianos, teclados e belos arranjos. É o momento mais solene e emocional do álbum, lembrando inclusive “Family Tree” de Dear Science. Esses são os pontos altos do álbum, que também contém outras composições acima da média, como “New Cannonball Blues” e suas batidas estranhas e “Caffeinated Consciousness”


Nine Types of Light, embora não sendo tão forte e marcante como, especialmente, os dois álbuns anteriores, mostra um lado novo do Tv On The Radio, um lado mais caloroso, brilhante e igualmente bom.
O álbum também foi lançado em DVD e inclui um vídeo para cada música, apesar de não ser na mesma sequência. Vale a pena conferir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário