quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Lira - Lirinha



A banda Cordel do Fogo Encantado, de Arcoverde, cidade do interior de Pernambuco, marcou a cena da música brasileira através de três álbuns, entre 2001 e 2006. A música continha novos sabores, cheio de percussões que mesclava o maracatu do mangue beat com as composições poéticas e as performances teatrais do líder da banda Lirinha. A peculiaridade do som com as apresentações ao vivo era uma combinação poderosíssima, o que culminou com a explosão da popularidade da banda. Devido ao sucesso, Lirinha pegou todo mundo de surpresa ao anunciar sua saída da banda em fevereiro de 2010, alegando “necessidade de trilhar novos caminhos”.
Esses novos caminhos o guiaram até a estréia do cantor como artista solo com o lançamento do álbum Lira. Muita era a expectativa acerca do trabalho do pernambucano, todos se perguntavam se continuaria no estilo de Cordel ou se ele se reinventaria como compositor. Esta última alternativa foi a que se sobressaiu.

Lira é uma mescla de estilos, tudo com muita poesia de Lirinha. O álbum começa com a sombria e romântica “Ah Se Não Fosse o Amor”, mostrando que o que está por vir será bem diferente de Cordel, com muitas guitarras e outros elementos mais universais, como em “Sistema Lacrimal”. Em “Noite Fria” Lirinha brinca um pouco com o samba. “Sidarta”, praticamente uma súplica ao Buda, tem uma percussão que é onde mais se aproxima do trabalho antigo de Lirinha, porém, menos pesado.
“Memória” é um dos pontos altos do álbum, música animada e divertida, lembrando os iê iê iê da jovem guarda. “Valete” é outra grande música, com as participações especiais de Otto e Ângela Rorô. E no final tem a surpresa de uma composição de Lirinha em Inglês, isso mesmo. E quem canta a brincadeira é o filho de Lirinha João Diniz.
Lira é uma mudança muito bem intencionada na carreira de Lirinha que faz finalmente a gente entender e concluir “agora sim, eu entendi porque ele saiu de Cordel...”. Falta uma direcionada dessa na carreira de muita gente grande por aí. Por exemplo, gostaria muito de um álbum assim de Jack White para saber se finalmente entenderia o fim do White Stripes.
Outra coisa legal: O próprio Lirinha disponibiliza o download gratuito do álbum completo no seu site oficial, aproveite e baixe: http://www.josepaesdelira.net/#!download


Nenhum comentário:

Postar um comentário