sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Stephen Malkmus & The Jicks - Mirror Traffic


O herói do indie, Stephen Malkmus, volta à sua carreira solo exatamente um ano após a turnê de reunião de sua idolatrada antiga banda, Pavement, com o álbum Mirror Traffic. Ao contrário do que muitos poderiam pensar, a reunião não desconcentrou Malkmus de seu trabalho com a sua banda de apoio, The Jicks. Grande parte das músicas já estavam prontas antes da reunião. Mas uma coisa é certa, passar o ano tocando Pavement revigorou Malkmus.
Mirror Traffic entra também na lista de trabalhos do ano produzido por Beck, depois de ter produzido o bom Demolished Thoughts de Thurston Moore. Stephen Malkmus afirmou em recente entrevista à Pitchfork que a química com Beck foi a melhor possível. Beck ficou responsável praticamente por tudo referente à gravação e estúdios chegando inclusive a opinar em algumas faixas sobre a melhor forma de gravação. Talvez por isso o processo de gravação de Mirror Traffic foi tão rápido. O álbum é a seqüência do Real Emotional Trash, de 2008. Conhecido pelo seu perfeccionismo, Malkmus parece bem mais à vontade em Mirror Traffic do que jamais esteve na sua carreira solo, talvez somente no álbum de estréia, de 2001. De qualquer forma, realmente é o álbum mais forte dele desde Stephen Malkmus (o álbum).


O álbum começa em grande estilo, com a ótima “Tigers”, com seus solinhos quase psicodélicos de guitarra e a voz despretensiosa. Ela cede para “No One Is (As I Are Be)”, uma baladinha folk, com alguns arranjos de metais, lembrando até em alguns momentos Belle & Sebastian. Cabe dizer aqui que o toque de Beck foi bem mais sutil do que o fez com Thurston Moore. Beck deixou Malkmus totalmente à vontade e o deixou tocar.
Em “Senator”, primeiro single do álbum, música com pegada forte e cheia de riffs e solos, Malkmus solta no refrão um inusitado “all the senator wants is a blowjob”, bem divertido. Depois vem o ponto alto do álbum “Brain Gallop”, uma bela música com belos trabalhos na guitarra e melodias. Se, como disse antes, os guitar heroes do indie resolveram pendurar as guitarras em 2011, em referência principalmente a Thurson Moore e J Mascis, Malkmus faz exatamente o contrário aqui. Deixa isso bem claro em “Tune Grief”, a mais pesada do álbum.
Em Mirror Traffic vemos todas as facetas de Stephen Malkmus e melhor ainda, todas na melhor forma possível. Um álbum cru, rock n roll, sem frescuras ou arranjos super espaciais. Simplesmente um cara com sua guitarra, Malkmus, e sua banda, The Jicks. Só falta agora ele vir para Recife como fez em 2002 na turnê do primeiro álbum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário