sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Black Lips - Arabia Mountain


O Black Lips explodiu na cena alternativa com Let It Bloom, de 2005, fazendo um som forte, cru, de garagem. Com fortes raízes no punk rock e rock dos anos 60, principalmente nos Stones e Kinks. Às vezes você se vê pensando que está ouvindo eles, com uns ingredientes mais modernos.
Em Arabia Mountain muito bem produzido, eles pareceram limpar mais o som, mas sem descaracterizá-los. Deram continuidade à mudança que se iniciou em Good Bad Not Evil. É talvez o álbum menos “garage band” da carreira. Parece que eles deixaram um pouco de lado aquele lado mais punk, presente mais em Let it Bloom, fincando solo mais nas influências sessentista. Até na produção eles puxam para esse lado. Esse fato não é em absoluto ruim, na verdade, é o seu ponto forte, pois há muitas boas canções no disco.

Black Lips, e Arabia Moutain em especial, é um som para se divertir. Não tem muitas músicas ou letras introspectivas, sobre questões morais ou vida e morte. São aquelas letras sem lógica (como em “Spidey's Curse”), que combinadas ao som deles, ficam divertidíssimas. Em algumas dá até para dançar aquela dança dos anos sessenta tipo enxugando as costas com a toalha.
O álbum inteiro mantém o clima pra cima, pra bater um pouco a cabeça e gingar levemente. “Go Out And Get It” é um bom exemplo disso, com seu ótimo refrão, que fica colando na cabeça. Acontece o mesmo com “Bicentennial Man”. “Dumpster Dive” bem que poderia ser uma canção perdia dos Kinks ou dos Stones. A faixa final, “You Keep On Running”, chega a causar uma surpresa, com um ritmo mais blues que o restante e um vocal rasgado, quase gritado e sons distorcidos e arrastados até o final.
Ainda assim, Arabia Moutain podia ser bem melhor. O álbum é, paradoxalmente, muito curto e muito longo ao mesmo tempo. O tracklist contém 16 faixas, das quais apenas uma ultrapassa a marca dos quatro minutos e também somente uma que seja maior do que três minutos. Dessa forma, o álbum acaba por ter muitos fillers, que não são faixas ruins, mas que foram postas lá só para completar o álbum. Talvez se desenvolvessem mais algumas músicas específicas e excluíssem outras, o álbum teria mais unidade, seria mais compacto e, por consequência, mais forte. Mas não é de forma alguma uma falha mortal, até porque mesmo as fillers proporcionam uma boa diversão, que afinal, é o objetivo máximo de Black Lips
Sempre extrovertida, a banda gosta de fazer clips inusitados, bons exemplos são os clipes de “New Direction” e "Go Out and Get It". Pode conferir os vídeos abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário