segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Rock in Rio 2011 - 02/10/2011


Normalmente um grande festival de música se despede com o melhor que dispõe para fazer com que as boas impressões permaneçam até a próxima edição. Aconteceu com o Rock in Rio 2011 exatamente o contrário. Sem contar com os dias sinistros, como o de Ivete Sangalo, Claudia Leite e etc, o domingo foi o pior dia do festival. Eu já estava olhando com muita desconfiança, pois a atração principal era Guns n’ Roses, sobrevivendo aos trancos e barrancos com os hits antigos e com a forma de Axel Rose altamente questionável. A expectativa era mais para saber como Axel Rose se encontrava após dez longos anos, quando ele se apresentou com a banda na última edição do Rock In Rio, antes do mal fadado Chinese Democracy ser lançado. O dia também teve Detonautas, Pitty, Evanescence e System of a Down, que particularmente não faz muito minha cabeça, mas mesmo assim teve algumas músicas que se sobressaíram, como “Chop Suey”, “Lonely Day” e “Toxicity”. Mas o show, com 28 músicas, foi muito grande, atrapalhando ainda mais o já problemático Axel Rose, que já tinha previsão de ter o início do seu show atrasado.
Mas antes de falar do Guns, uma ponte para falar sobre o melhor show do dia. Não, nada dessas atrações internacionais renomadas. Dois velhinhos roubaram a cena no modesto palco Sunset enquanto o sol ainda jogava fora seus últimos raios. Sérgio Dias, liderando o Mutantes e Tom Zé fizeram um show sensacional, cheio de clássicos, como “Balcão de Negócios”, “Minha Menina”, “Balada do Louco”, “Ando Meio Desligado”, que contou ainda com a participação do filho de Rita Lee, Beto Lee e, claro, “Panis et Circensis, dando um oásis de psicodelia ao festival. A primeira parte do show ficou por conta de Tom Zé, vestido como sempre de forma irreverente, com ternos e faixas com referências políticas e tocou “O Rock Bronca in Rio”, composto para o festival. Depois Mutantes tomou conta continuando um belo show. Para ver o clássico show de Tom Zé e Mutantes, segue o link abaixo:
Mas enfim, voltando ao Guns n’ Roses. Bem, houve três momentos bem distintos. Primeiro, enquanto Axel e companhia levavam uma hora e meia para subir ao palco, a raiva ia aumentando a cada segundo, quem estava vendo no Multishow, por ter que agüentar a dupla de apresentadoras falar uma besteira atrás da outra e quem estava in loco, por causa da chuva que começou a cair torrencialmente. O segundo momento veio quando a banda resolveu finalmente a entrar em cena, após ouvir o sinal das primeiras vaias pela demora. Nada melhor para retratar esse momento do que a própria sigla do Rock in Rio: R.I.R. Foi muito engraçado ver Axel entrar no palco parecido com Elton John alguns anos mais novo e tocar a bizarra “Chinese Democracy”. Sinistro. Depois o show deu uma melhorada e levantou o publico com a clássica “Welcome to the Jungle” e depois “It’s So Easy”, nesta ultima ficou claro que Axel não agüenta mais o ritmo das musicas como antigamente. Como em vários momentos do show, Axel ficava enrolando cantar, enquanto algum backing vocal fazia o trabalho mais duro. Algumas das musicas novas não são totalmente desprovidas de qualidade, “Sorry” e “This I Love” chegam a ser bem interessantes, mas mesmo assim muito pouco para conquistar o público. Teve também uns momentos bem chatos, como solos de guitarras e teclado, talvez para dar tempo a Axel recuperar o fôlego e trocar de figurino. Após um desses solos chatos, ele solta “Sweet Child O’ Mine” para delírio geral. Bom momento do show. A épica “Estranged” também ficou bem legal, dando um raro toque de especial ao show, pois fazia 18 anos que não tocava ao vivo. A terceira e ultima fase do show foi a desistência. Quatro horas da manhã e ele começa a tocar mais uma música do Chinese Democracy, “Better” que acaba por ser um convite para a retirada. Fui dormir. No dia seguinte vi que só perdi mesmo “November Rain” e “Patience” de interessante. Mas no geral, foi um show sofrível e deprimente, nem os clássicos conseguiram levantar de fato o público, cuja reação ficava entre excitação e surpresa, negativa.
Despedida que nos faz ficar muito preocupados quanto à próxima edição do festival em 2013. Para quem tiver estômago e quiser assistir ao show do Guns N’ Roses no Rock in Rio 2011, veja no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário