quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Gruff Rhys - Hotel Shampoo


Gruff Rhys é o líder e frontman dos Animais Super Peludos, Super Furry Animals, banda galesa de Indie que tem uma carreira de fazer inveja a qualquer dessas bandas famosas por aí. Possui um status atualmente equiparado talvez somente por Arcade Fire e The Flaming Lips, com grandes álbuns lançados no decorrer desses quase vinte anos de atividade, como Guerrila, de 1999, Phantom Power, de 2003 e Love Kraft, de 2005. Mas enfim, poderia passar vários posts falando sobre Super Furry Animals, mas aqui a estrela agora recai sobre Gruff Rhys, mesmo sem poder desassociar um do outro. Hotel Shampoo, lançado este ano, é o terceiro álbum solo de Rhys, que estreou a carreira solo em 2005, com o álbum Yr Atal Genhedlaeth, que certamente você não estranhará somente o título, mas todas as letras, já que todas são cantadas em galês. SFA já havia lançado um álbum inteiro com letras em galês, Mwng, em 2000, e certamente alcançou dimensões muito maiores do que o pequeno país, com sua língua estranha e o maior nome de estação de trem do mundo, Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwyll-llantisiliogogogoch. Uau, não, o post não foi feito somente para eu ter que escrever este nome. Após o álbum de estréia, Rhys lançou o ótimo Candylon, em sua maioria cantado em Inglês e com a épica “Skylon”.

Hotel Shampoo começa curioso pela capa, uma coleção derivada da mania de Rhys de pegar os shampoos de todos os hotéis por onde ele passou pelos anos de turnês. Musicalmente, Hotel Shampoo revisita a soft psicodelia dos anos 60, no seu lado mais brilhante. As músicas aqui são leves, doces e confortáveis e fica impossível não criar um paralelo com alguns trabalhos anteriores de SFA, diferenciando mais pelo fato de em Hotel o som estar mais cru e seco do que as viagens psicodélicas e espaciais de SFA. A ausência dos eletrônicos de SFA é muito bem vinda. “Honey All Over” pega esse feeling dos anos 60, com um refrão grudento, doce e gostoso, como sugere o título.
“Sensations In The Dark” é mais agitada, lembrando um pouco “Northern Lites”, do SFA. Mas “Vitamin K” é a primeira das grandes músicas do álbum, com uma melodia tocante e letra dúbia, talvez se referindo a cocaína? Não sei, mas independente, belíssima música. Um dos pontos alto de um álbum no qual é fácil você se perder nele, que flui tranquilamente pelos ouvidos, gerando ótimas sensações, mesmo nas músicas mais normais.
“Take A Setence” é mais uma balada muito boa, seguindo a mesma linha de adoráveis melodias da anterior. “Sophie Softly” parece uma música feita para alguma criança chamada Sophie, não sei se filha dele ou não, mas se encaixa muito bem com a minha sobrinha. A outra grande música é “Space Dust #2”, um dueto meio jazz com El Perro Del Mar, banda de uma pessoa só da cantora sueca Sarah Assbring. Diálogos ótimos entre os dois e letra perfeita, certamente estará em uma das futuras edições de melhores Duetos do blog. E pra terminar a sequência de grandes músicas do álbum tem a linda “If We Were Words (We Would Rhyme)”, no melhor estilo do folk romântico.
Hotel Shampoo é um grande álbum solo de um dos maiores compositores da cena atual, em ótima forma. Com certeza dá para matar um pouco da saudade do principal mesmo, que é Super Furry Animals.

Nenhum comentário:

Postar um comentário