quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O ano em que os heróis da guitarra penduraram suas guitarras Pt. III


Enquanto Vedder brincava com seu ukulele, Thurston Moore se juntou com Beck, agora produtor, e resolveu abandonar os amplificadores e pegar o violão, em seu novo álbum Demolished Thoughts. Não necessariamente acústico, pois nele ainda dá pra notar a ferocidade do trabalho do Sonic Youth. Moore já lançou alguns álbuns solo em sua carreira, mas em todos eles o trabalho era de certa forma semelhante ao seu papel na banda principal. Surpresa geral pra quem esperava músicas recheadas de solo de guitarra. Em Demolished Thoughts o negócio é bem mais calmo. A faixa de abertura já nos apresenta bem como vai ser o álbum. “Benediction”, balada cheia de violinos, é incrivelmente bela, já demonstrando que o trabalho de Beck como produtor é ótimo. Certamente, Beck deu um toque final ao trabalho, sem ele o álbum não seria tão forte como é. O mérito aqui vai tanto para um como para outro. Algumas das faixas, pela batida no violão, lembram as pegadas do Sonic Youth, mas no decorrer dá pra ver que fica bem diferente.

Uma coisa vale a pena dizer, Thurston Moore abandonou em Demolished Thoughts a guitarra e não o prazer por músicas grandes. Nenhuma delas dura menos que quatro minutos e duas ultrapassam a casa dos seis. Nisso se aproxima muito do Sonic Youth, como em, por exemplo, “Orchad Street” que nos últimos minutos tem aquela Jam típica da banda. A diferença nesse caso é que um é com violão, outro com guitarra. Se você acha que isso é ruim, que deixa o álbum chato e previsível, está enganado. Os arranjos estão muito bem pensados e colocados no lugar exato. Outras músicas que merecem destaque são “Illumine” e “Blood Never Lies”.

2 comentários:

  1. Você tá fazendo papel de professor!!! Muito bom!
    A notícia ruim é que agora (isso começou a uns anos) tem festa dos anos 80 (só o lixo dos 80), voltado a jovens universitários! :)
    Eles mesmos não sabem pq os 80´s ganharam o nome de "A década perdida"

    ResponderExcluir
  2. aeiheiheaiuheiuhe
    eu sei porque... nostalgia! aeuihaieueaiu
    e a onda de bandas resgatando o som oitentista é "culpa" de joy division só, banda que mais influenciou nos anos 80. o resto é resto (é, dói dizer isso, mas deus bowie também)
    eaiueahiuaehae

    ResponderExcluir