segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rock in Rio 2011 - 24/09/2011



Apesar de não ser das melhores edições do festival, não poderia deixar passar sem falar sobre o Rock in Rio 4, que começou na sexta feira, mas para manter o mínimo de dignidade, eu vou excluí-lo e contar o sábado como o primeiro dia de festival, que ainda teve algumas atrações lamentáveis, mas que, mais uma vez, passaremos por cima delas, da mesma forma com que passamos a sexta feira. Digamos que o festival começou com o show de Capital Inicial no Palco Mundo. Rock Nacional está longe de ser um dos meus pontos fortes, mas o show que Dinho e companhia fizeram não tem como ser ignorado. Souberam levantar o público que só pensava na maior atração da noite, Red Hot Chilli Peppers, com os sucessos de mais de duas décadas de carreira, como “Natasha” e “Primeiros Erros” além de uma homenagem à banda Aborto Elétrico, que tinha como membro Renato Russo, com “Fátima”, o protesto político de “Que País é esse”, com o público cantando em uníssono, dentre outras. Dinho Ouro Preto é um grande frontman e contagiou a audiência com sua simpatia e empolgação, com várias conversas com o público cheias de “velhos” e “caralhos”. Pode ver o show completo de Capital Inicial no Rock in Rio 2011 abaixo:


Depois foi a vez da banda escocesa de Indie Rock Snow Patrol, uma das poucas muito aguardadas por mim. Considerando que a banda era desconhecida para pelo menos 90% do público, ou talvez conhecia uma música só, o grande hit “Open Your Eyes”, a banda foi muito bem. O vocalista e guitarrista da banda Gary Lightbody, interagiu bastante com a audiência, como quando pegou uma bandeira brasileira e a prendeu ao pedestal do microfone, ou de forma humilde sempre lembrando que a espera principal era por Red Hot Chilli Peppers, certamente por isso a recepção da plateia tenha sido um pouco fria. Quanto o setlist, foi o melhor possível, mas talvez tenham exagerado ao tocar duas ou três canções novas. Um festival desse porte não é muito legal fazer isso, mas mesmo assim eles se saíram muito bem, as músicas mantiveram o clima pra cima como “This isn’t Everything you Are” e “Fallen Empires”. Teve também os grandes sucessos, como “You’re All I Have”, “Take Back the City” “Run”, “Make This go on Forever” “Chasing Cars” além de, claro, “Open You Eyes” única que levou o público ao delírio. Teve um ótimo dueto com a cantora brasileira Mariana Aydar na bela “Set the Fire to the Third Bar”. Tem muita gente falando mal do show do Snow Patrol, mas é porque não conhecem a banda e não conseguiu fazer levantar o público de festival, mas musicalmente o show foi ótimo, o melhor pra mim. Pode baixar o show completo de Snow Patrol no Rock in Rio 2011 abaixo:


E para fechar a noite veio a tão esperada banda Red Hot Chilli Peppers. Confesso que morguei deles já há alguns anos, quando a adolescência partiu e aquele som irreverente perdeu a graça. Pro público e pros fãs certamente foi um grande show, mas não conseguiu me cativar. Achei Anthony Kiedis muito paradão, frio, como se não tivesse botando muita fé nessa nova fase sem John Frusciante, muito diferente do Antony Kiedis de dez anos atrás. Flea ainda tentou empolgar como sempre, mas tá ficando sem fôlego e o novo guitarrista tentou, pelo menos nisso ele tem crédito. Também teve faixas do novo álbum, que achei bem fraquinho. Mas ainda teve bons momentos o show, como em “Other Side”, “By The Way”, “Californication”, “Give it Away” e a homenagem aos 20 anos de Blood, Sugar, Sex, Magic. Falando em homenagem, sei que pra muitos deve ter chegado lágrimas aos olhos, mas achei totalmente desnecessário isso de todo mundo vestir a camisa com a foto do filho de Cissa Guimarães. Mas enfim, talvez a intenção tenha sido realmente boa. Para a maior atração da noite, em termos de conquistar o público que passou o festival inteiro somente esperando por eles, podia ter sido bem melhor. Pode baixar o show completo do Red Hot Chilli Peppers no Rock in Rio 2011 abaixo. Para baixar pode ser no www.keep-tube.com ou pelo programa aTube Catcher

Um comentário:

  1. empolgou e ainda "pulei" um pouquinho com os três shows, hahaha...

    ResponderExcluir